Self Storage: O que é e como funciona
Vivemos numa época em que espaços em residências e empresas estão cada vez mais caros e raros. Se no passado a tendência de moradia eram casas com amplos terrenos, hoje são os apartamentos pequenos e lofts que fazem parte da agitada vida moderna. Nas empresas, o cenário não é diferente. Com a chegada da tecnologia e das possibilidades de trabalhar em regime home office (modalidade em que funcionários trabalham em suas próprias casas), os empresários vêm reduzindo o tamanho da estrutura física de seus negócios, para dessa forma, reduzir custos fixos e aumentar lucros.
Para ajudar a resolver problemas de armazenamento, tanto para pessoas quanto para empresas, surgiu o self storage. Mas o que é self storage? Muita gente ainda não sabe ao certo o que é, nem como isso funciona. Foi justamente para esclarecer todas as suas dúvidas sobre tema que preparamos este artigo, confira:
O que é self storage?
O self storage nada mais é do que armazenamento sob demanda (ou conforme necessidade), muito comum em várias partes do mundo. De forma simples e prática, o self storage ajuda pessoas que precisam de mais espaço, mas que também querem pagar pouco por isso. No Brasil, isso ainda figura como “novidade” para muita gente, mas a cada dia o self storage vem ganhando mais e mais adeptos.
Como funciona?
O funcionamento do self storage é muito simples. As empresas do ramo normalmente dividem os espaços em boxes de variados tamanhos, que, normalmente, estão localizados em espaços internos (cobertos). Cada box tem uma área útil específica, os tamanhos variam de 1 até 200m² (este último figura quase como um pequeno galpão). A empresa prestadora responsável pelo armazenamento cuida para que cada espaço seja devidamente projetado para evitar que mofo, umidade e excesso de poeira atinjam os materiais armazenados.
A segurança fica por conta um sistema interno de vigilância, alarme, seguro e, nos boxes, de portas em aço devidamente trancadas (só o cliente fica com a chave). O cliente tem total liberdade para entrar e sair quando for necessário e usar o espaço como uma extensão, realmente, da casa ou empresa.
Em que situações posso usar o self storage?
Já deu para entender que o self storage não é apenas útil, mas também uma excelente forma de ganhar mais espaço com baixíssimo investimento. A logística fácil e a autonomia que o cliente tem do Box alugado são os fatores mais atraentes. Vale considerar que essa solução é indicada tanto para pessoa física quanto para empresas. E, para ilustrar, selecionamos algumas situações onde o self storage torna-se imprescindível:
- Pessoas que querem liberar espaço em casa;
- Pessoas que precisam de local para guardar móveis enquanto viajam ou estudam fora;
- Empresários que precisam de local para produtos em estoque;
- Grandes empresas que precisam de local para guardar documentos.
E os exemplos poderiam continuar. Micro e pequenos negócios (empresários que trabalham em casa ou que têm boxes em galerias e shoppings) podem usar o self storage para guardar artigos de limpeza e material extra de escritório, além do próprio estoque de produtos, como já mencionamos. Isso também é válido para ecommerce.
Mas o self storage não é apenas para quem tem pequenos negócios. Eventualmente, grandes empresas que poderiam usar espaços internos para guardar documentos em arquivo e materiais de pouco uso, acabam preferindo o self storage por uma simples questão: por que gastar com luz, limpeza, controle de pragas etc. se posso economizar pagando menos por uma solução que inclua tudo isso?
Se você gostou da proposta e se interessou pelo self storage, basta escolher a melhor empresa e o tamanho de BOX que mais se encaixa no seu perfil. Quer mais informações sobre o self storage? Deixe suas perguntas aqui nos comentários!