Passo a passo para organizar escritório com eficiência
Chega de papelada em cima da mesa, xícaras de café espalhadas por todos os cantos e fios de tomada embaraçados pelo chão. Pode até não parecer, mas manter a organização do local de trabalho influencia muito no seu desempenho profissional. E se a ideia é justamente não perder tempo, saiba que é possível organizar escritório de maneira rápida e eficiente.
Acompanhe nosso passo a passo e garanta um local prático e organizado para deixar sua rotina profissional mais leve, funcionando como um convite não só para a sua produtividade, mas também para a sua clientela. Veja só!
Mantenha um cronograma de limpeza
Não adianta arrumar a bagunça e deixar a sujeira, certo? Portanto, comece pelo básico: a limpeza. Se você tem pouco tempo para se dedicar a isso, contrate um profissional especializado, sobretudo se for o caso de uma faxina mais completa.
No dia a dia, mantenha um cronograma básico de limpeza, com dias e horários estabelecidos conforme as necessidades do seu escritório, como tamanho e número de funcionários. O mais importante é fazer com que a limpeza se torne um hábito, contribuindo para a aparência positiva do local e para a saúde e bem-estar de todos.
Defina cada estação de trabalho
Conforme as demandas do seu escritório, você pode dividir as estações por setores: financeiro, administrativo etc. É fundamental que cada estação de trabalho tenha lugar específico no ambiente para evitar, por exemplo, que documentos importantes de um setor se percam na mesa do colega que desempenha outra função.
A disposição do mobiliário também faz toda a diferença. Considere as necessidades de cada funcionário: se a função demanda mais silêncio, instale a estação de trabalho em um local de menor movimento.
Cuidar da iluminação também é essencial. Lâmpadas frias são as mais indicadas para estações de trabalho, pois estimulam o foco e a concentração.
E não se esqueça de criar locais específicos para o descanso e o café. Afinal, não há nada mais inconveniente do que um colega que está em horário de intervalo ter que dividir espaço com alguém que precisa se concentrar no trabalho.
Quanto aos computadores e demais aparelhos eletroeletrônicos, cuide da fiação! Passa cabos são ideais para separar e esconder os vários metros de cabos de computadores e telefones do escritório. Além de perigosos, extensões e fios espalhados ou sobrepostos de qualquer maneira transmitem aquela sensação pavorosa de que, a qualquer momento, poderá ocorrer uma pane elétrica, comprometendo todas as tarefas do dia.
Sinalize as gavetas e crie um mural de recados
Nada mais prático e utilitário do que um mural de recados contendo todos os informes da semana, não é? Mesmo nesse mundo digital, ter um mural físico bem diante dos olhos ainda é uma forma muito eficaz de fazer com que os principais avisos não passem despercebidos a nenhum dos funcionários.
Quanto às gavetas e armários, você pode sinalizá-los com etiquetas ou marcações em cores diferentes. Assim, você não perde tempo na hora de procurar alguma ferramenta ou documento específico.
Além disso, saber exatamente o lugar de cada coisa no seu escritório é fundamental também para controlar o excesso de itens que não têm mais funcionalidade para o seu trabalho. Assim, você evita o acúmulo de coisas desnecessárias e libera espaço nas gavetas e arquivos para materiais que são realmente imprescindíveis.
Se o seu maior problema for justamente o espaço, considere armazenar os itens excedentes ou pouco funcionais em um estoque seguro fora do escritório, como em um self storage.
Contrate um self storage para auxiliar no estoque e otimizar a logística
Como já adiantamos acima, o self storage é a alternativa ideal para você guardar todo tipo de coisa: móveis em desuso, objetos de valor, estoque de materiais, histórico de documentos antigos, dentre outros.
Cada vez mais popular no Brasil, as empresas de self storage oferecem galpões do tamanho da sua necessidade, a preços acessíveis e com total segurança e proteção dos seus objetos. Sem dúvida, não existe opção mais prática para manter um escritório organizado!
Se você tem mais dicas sobre como organizar escritório, conte para gente nos comentários!