O que você precisa para fazer uma gestão de estoque eficiente

Peça fundamental em toda empresa, o estoque deve ser encarado com a importância que ele tem — afinal, não é porque se localiza na retaguarda do negócio que ele deve ser negligenciado! Ao contrário, uma gestão de estoque eficiente permite um pleno funcionamento do empreendimento, maximizando lucros e evitando perdas desnecessárias. Para gerenciar seu estoque com eficiência, é necessário que você observe alguns pontos, e é exatamente sobre isso que falaremos no post de hoje. Acompanhe!

Espaço físico e armazenamento

Todo estoque parte da premissa de que é fundamental a estocagem de alguns itens para o pleno funcionamento da empresa. Definir quais itens devem ser estocados e em quais quantidades é seu ponto inicial. Entretanto, para que este planejamento seja eficiente, é preciso, antes de mais nada, realizar uma avaliação do espaço físico disponível para o estoque. Subestimar ou superestimar o tamanho do espaço existente certamente trará prejuízos para a empresa.

Além disso, as condições do local também devem ser observadas, para certificar-se de que o ambiente está adequado para a estocagem dos produtos que você pretende armazenar ali. Caso sua empresa não conte com espaço suficiente para tal, é interessante terceirizá-lo por meio de empresas especializadas em armazenamento, como os self storage, otimizando custos e ganhando em confiabilidade.

Organização

Lembre-se sempre de que um estoque não é um simples depósito. A ideia de um estoque leva em conta uma organização dos itens ali armazenados, lançando mão de ferramentas como planilhas ou programas específicos para seu controle. Saber quantos são, quais são, em que categorias podem ser catalogados os produtos, bem como suas características, é imprescindível para que sua movimentação possa ser prevista, revista e gerenciada com sucesso.

Padronização

Um estoque costuma reunir uma grande diversidade de itens. Por este motivo, é fundamental que seja estabelecida uma padronização, a fim de facilitar o controle de sua movimentação. A padronização pode ser feita por meio de códigos exclusivos, pensados para evitar excesso, duplicidade ou erros de apuração do estoque, facilitando seu gerenciamento e conferindo mais segurança ao processo.

Controle dos níveis de estoque

Todas as vezes que um produto é vendido ou novos itens chegam a sua empresa, o estoque é acionado — um verdadeiro entra e sai que, se não for bem controlado, pode prejudicar todo o andamento de um negócio. Sendo assim, manter seu controle de estoque sempre atualizado é tarefa das mais importantes, e todo o fluxo deve ser imediatamente atualizado em planilhas e programas.

Previsibilidade da demanda

Minimizar imprevistos é uma regra de ouro em qualquer negócio. Lidar com a falta de um item essencial em um estoque, em um momento crítico, pode comprometer toda uma operação. Da mesma forma, estocar itens que possuem pouca saída levará à ocupação de um espaço que poderia ser melhor aproveitado, bem como, a depender da natureza do item, corre-se o risco de perdê-lo por prazo de validade ou funcionamento. Em ambos os cenários, estar atento à demanda é de suma importância para otimizar o estoque.

Inventário

Seu espaço físico está condizente com suas necessidades, suas planilhas estão atualizadas, seu estoque está padronizado e tudo parece correr bem. Já pode relaxar? Ainda não! Falta mencionar uma ferramenta de medição essencial para o bom andamento de todo o processo: o inventário.

Um inventário nada mais é do que uma técnica de conferência periódica dos itens existentes em seu estoque com os dados lançados em planilhas e programas, a fim de descobrir possíveis erros e diferenças. Quanto menores forem os intervalos entre uma conferência e outra, mais fácil será a identificação dos problemas no estoque, permitindo investigar as causas do prejuízo. É comum que tal tipo de gerenciamento seja colocado a cargo de empresas terceirizadas, para evitar possíveis fraudes ou manipulações por parte dos funcionários.

Realizando uma gestão de estoque eficiente, sua empresa estará mais segura para dar prosseguimento a suas atividades, tendo a certeza de que a retaguarda de seus processos está sólida e confiável. Para conhecer mais algumas dicas sobre logística, curta nossa página no Facebook!