O que fazer para evitar acidente de trabalho em minha empresa?
Infelizmente, ainda não há uma cultura consolidada, em nosso país, de prevenção de acidente de trabalho. Como consequência disso, gasta-se muito tempo e dinheiro para reparar os danos causados pelos imprevistos e acidentes nas empresas.
Segundo uma pesquisa do Senado Federal, o Brasil gasta, anualmente, R$ 10 bilhões de reais com indenizações e tratamentos decorrentes de acidentes de trabalho. Só no ano de 2015, foram registradas mais de 700 mil ocorrências desses incidentes.
Um gerente empresarial que quer reduzir os custos de sua gestão e melhorar a qualidade de trabalho de seus colaboradores, precisa evitar que aconteçam acidentes em sua empresa.
Com o objetivo de ajudá-lo, o post de hoje mostra dicas para que você evite acidente de trabalho em sua organização. Continue sua leitura e aproveite!
Investir em equipamentos de proteção
Os equipamentos de proteção individual (EPI) ou coletivos (EPC) devem ser utilizados por todos os colaboradores de um empreendimento ao realizarem suas atividades. Quando eles não são usados, sua equipe de trabalho fica desprotegida e suscetível à qualquer situação que possa prejudicá-los.
Um gerente de sucesso precisa analisar toda a sua estrutura empresarial para identificar quais são os EPIs e os EPCs necessários para seus funcionários.
Promova palestras para ensinar a todos como utilizá-los e não se esqueça de mantê-los em bom estado de funcionamento.
Capacitar seus colaboradores
A linha de produção de uma empresa, independentemente de seu ramo de atuação, exige que seus funcionários estejam preparados da melhor maneira possível.
Vivemos em uma sociedade em que os avanços tecnológicos aprimoraram cada vez mais a maneira como agimos no ambiente de trabalho. Um processo ou uma ferramenta muito utilizada hoje em dia, pode se tornar obsoleta em um curto intervalo de tempo.
Para proporcionar uma situação confortável à sua equipe de trabalho, treine-a e a capacite com as melhores técnicas que o mercado possa oferecer. Além disso, faça com que todos utilizem as ferramentas de trabalho mais modernas.
Ao tomar tais atitudes, um empreendedor faz com que o número de acidente de trabalho diminua e a produtividade de sua gestão aumente.
Promover o diálogo
O diálogo é algo essencial em todas as situações em nossas vidas. Em um ambiente de trabalho, as informações devem circular com facilidade e tranquilidade entre gestores e colaboradores.
Para evitar acidentes de trabalho, um gerente empresarial precisa criar um ambiente em que todos se sintam confortáveis e livres para se expressarem e tirarem suas dúvidas.
Esse profissional também deve se preparar para receber um feedback de sua equipe de em relação a sua gestão. Nesse momento, é preciso escutar todas as críticas e elogios, a fim de aprimorar sua prestação de serviço, diminuindo os acidentes de trabalho.
Desapegar-se dos equipamentos não utilizados
Como dissemos, as tecnologias mudaram a maneira como enxergamos e interagimos com o mundo.
Em um empreendimento, existem diversos equipamentos que são trocados com certa frequência para aprimorar o funcionamento de sua estrutura empresarial.
Porém, alguns gerentes não sabem armazená-los corretamente e acabam cometendo erros que propiciam o acontecimento de acidentes de trabalho.
Uma solução para esse problema é contratar um Self-Storage de qualidade. Nesse espaço, um gerente pode guardar as ferramentas que não estão sendo utilizadas e diminuir os acidentes de trabalho em sua gestão.
E então, você descobriu o que deve ser feito em sua empresa para evitar acidente de trabalho? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Conta para a gente no espaço abaixo!