Controle de estoque: como lidar com produtos parados?
Quem trabalha no setor de varejo já está acostumado com a quantidade de produtos entrando e saindo da loja. Nesse sentido, o controle de estoque é essencial para garantir que todos os clientes estejam devidamente atendidos.
Na tentativa, porém, de evitar a falta, muitos acabam caindo no problema do estoque parado — quando uma parte dos produtos não é vendida até a próxima entrega.
Existem várias formas de evitar esse tipo de complicação, como prever as vendas e ajustar pedidos futuros às variações na demanda. Mas caso esse problema não possa ser impedido, o que fazer para remediá-lo?
Para ajudar você com essa questão, trouxemos 4 dicas de como promover um bom controle de estoque e lidar com produtos parados. Confira!
1. Promovendo promoções e queimas de estoque
Muitos produtos são sazonais, ou seja, têm uma validade determinada ou período específico no qual podem ser vendidos.
Roupas, por exemplo, dependem da estação. Agasalhos ficam para os meses de frio, enquanto roupas leves dominam épocas mais quentes. Alimentos, por outro lado, precisam ser escoados rapidamente antes que estraguem.
Uma forma simples de fazer isso é criar promoções para eliminar os produtos estagnados. Isso é muito comum em lojas de roupas durante uma transição de estações.
Para liberar espaço, a loja vende todos os itens da última temporada a preço de custo, reduzindo qualquer prejuízo. É uma medida paliativa, mas que pode evitar algumas perdas financeiras.
2. Refazendo a avaliação do estoque
Após eliminar o excedente, é hora de reavaliar o controle de estoque. Encontrar o que deu errado em todo o processo para que você tenha ficado com tantos produtos sobrando.
O caso mais comum é aquisição excessiva de produtos, mas pode haver outras explicações — uma má avaliação da demanda, ou mesmo uma mudança repentina nos hábitos dos consumidores.
3. Mudando o planejamento de estoque
Com base na sua análise, é hora de encontrar uma nova forma de controle de estoque para lidar com esse tipo de problema no futuro.
Digamos que a causa tenha sido um excedente mínimo, resultado da margem que você normalmente usa para evitar o rompimento do ponto de vendas. Basta ajustar o pedido do mês seguinte para evitar o mesmo excesso.
Se os produtos estão parados por falta de interesse dos clientes, é o momento de reavaliar sua aquisição. Algumas lojas possuem um público específico que não está interessado em determinadas mercadorias. Nesses casos, pode ser melhor revender o estoque para lojas que tenham melhores contatos.
4. Cortando custos de armazenamento
Alguns produtos não podem simplesmente ser “queimados” ou revendidos, nem mesmo são do tipo sazonal. Isso quer dizer que vale mais para o estabelecimento mantê-los em estoque até que seja possível vendê-los.
No entanto, para evitar que eles gerem outros custos ao longo desse tempo, você deve tomar algumas medidas, como otimizar o espaço ocupado no estoque e reduzir custos com a preservação dos produtos. Dessa forma poderá obter um bom lucro, mesmo com uma venda postergada.
Agora você já sabe como trabalhar seu controle de estoque para lidar melhor com os produtos parados. Se quiser continuar recebendo outras dicas, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades.