Como fazer a armazenagem de materiais esportivos de maneira correta?

Seja por diversão, recomendação médica ou simplesmente por saber que mexer o corpo é importante, praticar esportes e atividades físicas é fundamental para manter uma vida saudável. Muitas dessas atividades exigem equipamentos e materiais específicos para sua prática, e a grande questão para muitos praticantes é: como fazer a armazenagem de materiais esportivos após as atividades? Confira no texto de hoje algumas dicas sobre como armazenar e conservar bem os seus equipamentos esportivos!

Conservação dos materiais esportivos

Além de cuidar do corpo praticando esportes, é importante cuidar também dos equipamentos utilizados em seus exercícios físicos. Geralmente, eles são usados fora de casa, então, antes de guardá-los é preciso atenção à sua limpeza e manutenção para que durem mais tempo. A maioria exige apenas uma limpeza com pano úmido, para retirar a sujeira, e depois um pano seco para finalizar. Utensílios de ferro ou aço devem ser mantidos longe de umidade para não correr o risco de enferrujar.

Cuidados específicos para alguns materiais

Bolas

Bolas de futebol, vôlei, basquete  ou de qualquer outro esporte que utilize o acessório devem ser limpas antes de serem guardadas, sempre em local seco e ventilado. É importante também não guardar as bolas murchas, pois isso pode fazer com que seus gomos se descolem, portanto, sempre que notar que esteja precisando, calibre sua bola com uma bomba de ar antes de armazená-la.

Colchonetes

Após o uso, sempre higienize seus colchonetes com álcool. Ao guardá-los, eles não devem ser dobrados, pois isso pode estragar sua espuma. O ideal é que sejam armazenados esticados e empilhados, em local limpo e seco para não molhar e mofar.

Redes

As redes utilizadas em quadras para jogos como vôlei e tênis não devem ser deixadas sob o sol e a chuva, pois suas fibras são danificadas. O ideal é armazená-las em local seco e ventilado. Os postes usados para suporte da rede também devem ser guardados para não enferrujarem.

Armazenando e decorando

Alguns materiais esportivos como bicicletas, skates e pranchas ocupam muito espaço dentro de casa, mas não podem ser deixados ao ar livre, pois há o risco de danos, como ferrugem e empenamento. Uma solução que muitas pessoas têm encontrado é armazenando-os como parte da decoração da casa ou apartamento, criando suspensões para que fiquem presos na parede ou até mesmo no teto, através de polias. Nesse caso, é necessário prestar atenção para evitar arranhões nos equipamentos ou sujeira nas paredes.

Falta de espaço

Atualmente, as casas e apartamentos são cada vez menores, e geralmente falta espaço para armazenar corretamente algumas coisas, como, por exemplo, os instrumentos para a prática esportiva. Para driblar esse problema e ainda fazer a armazenagem de materiais esportivos de uma forma mais segura e inteligente, há a opção do self storage. Assim você terá um espaço exclusivo para armazenar seus equipamentos da forma recomendada, estando longe de produtos de limpeza, umidade e calor, prevenindo danos e mantendo-os bem conservados.

Tem alguma dúvida sobre o self storage ou quer saber mais sobre essa solução? Entre em contato conosco através do nosso site!